Nos 50 anos do 25 de Abril, Covilhã cria escultura para homenagear os que “sofreram pela liberdade”

Foi hoje (16) apresentado o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Covilhã, com destaque para a criação de uma escultura em homenagem aos covilhanenses que “lutaram, resistiram e sofreram pela liberdade”, a inaugurar no Dia da Cidade, a 20 de outubro.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, salientou que o 25 de Abril “é uma data que se celebra com enorme alegria e entusiamo por tudo o que representa para os portugueses e, em específico, para os covilhanenses”.


“O 25 de abril é um marco histórico da nossa história coletiva. Podermos, todos juntos, celebrar o seu cinquentenário é, também, uma vitória. Significa que conseguimos, todos juntos, preservar a liberdade e a democracia que Portugal conquistou em abril de 1974”, frisou.

Do programa, entre outros, faz parte a instalação artística “Cravos de Abril”, com inauguração no dia 25 de abril; a inauguração do Jardim Vertical “Cores de Abril”, a 20 de outubro; o concurso de jovens criativos e participativos “Honrar o 25 de Abril”, com lançamento da medalha vencedora em abril de 2025; e ainda o habitual espetáculo de canções de Abril, protagonizado por artistas locais, que terá lugar nos dias 23 de abril de 2024 e 2025.

Elisa Pinheiro, presidente da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na Covilhã, que conta com 18 pessoas, apresentou o programa, começando por salientar que o mesmo pretende apelar à participação cívica dos munícipes e freguesias do concelho, focando-se, essencialmente, na participação das crianças e jovens em idade escolar.

“Importa que estas, por não terem vivenciado o 25 de Abril, possam vir a conhecê-lo de viva voz através de algum dos protagonistas locais da nossa historia [alguns presentes no salão nobre dos paços do concelho]. É esta, talvez, a melhor forma de passarem a valorizar o preço da liberdade de que usufruem hoje e o nível de desenvolvimento aos mais diversos níveis”, explicou a antiga diretora do Museu dos Lanifícios.

Em abril, além das iniciativas na noite de 24, há um concerto com Cristina Branco no dia 27, no Teatro Municipal da Covilhã (TMC), com a fadista a cantar músicas de Zeca Afonso. O programa contempla ainda eventos literários, exposições, espetáculos, ações educativas e de cidadania, tertúlias mensais, concertos, oficinas de música criativa, um ciclo de cinema, arte pública, um concurso de leitura, arruadas e um tributo aos autarcas do concelho, a 23 de outubro.

Depois da apresentação do programa, teve lugar uma conferência sobre os 50 anos após o 25 de Abril, que contou com as intervenções de João Soares, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e antigo Ministro da Cultura, José Manuel Saraiva, escritor e antigo jornalista, e Carlos Matos Gomes, ex-militar, escritor, historiador e integrou o Movimento das Forças Armadas (MFA). O debate teve a moderação de João Casteleiro, presidente da Assembleia Municipal da Covilhã.