Homenagem a bebés, personalidades e instituições assinalou 96 anos da elevação do Teixoso a vila

A vila do Teixoso celebrou 96 anos no passado sábado, dia 16, com uma homenagem às 12 crianças nascidas no ano passado e a várias personalidades e instituições. Foram distinguidos quatro centenários da localidade, ex-funcionários da Junta de Freguesia aposentados, a Beira Serra – Associação de Desenvolvimento e o Rancho Folclórico da Borralheira.

Tendo em conta o “carácter social, educativo e cultural da iniciativa”, António Carriço, presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, garantiu que é objetivo continuar a homenagear personalidades e instituições da localidade.


“Acabou por resultar num excelente evento, digno dos 96 anos das comemorações da elevação do Teixoso a vila”, frisou.

Outra das atividades inserida nas comemorações foi o XV Grande Prémio de Atletismo do Teixoso, que teve lugar ontem, dia 17. Para António Carriço, a edição deste ano “superou todas as expectativas”, com um recorde de inscrições.

No ano passado estiveram presentes 140 atletas, sendo que, este ano, participaram na prova cerca de 200, um número “muito expressivo, não só para a União de Freguesias como para a região”, disse o autarca.

Quanto a atividades para os próximos tempos, o autarca revelou que está a ser criado o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, “que, relativamente, ao ano passado, melhorou substancialmente”, disse António Carriço.

Segundo explicou o presidente da União de Freguesias, o programa está a ser criado por uma comissão constituída pelas cinco forças políticas presentes na Assembleia de Freguesia e coletividades que se quiserem associar.

“Penso que é um programa bastante aliciante que vem envolver várias valências, desde a cultura à educação e ao desporto. É projeto digno dos 50 anos de Abril”, vincou.