A Associação Cordas completa hoje, dia 3 de março, 10 anos. Uma associação que nasceu para ajudar crianças com necessidades especiais e as suas famílias, localizada no Tortosendo.
Desde o primeiro momento acalentam o sonho de abrir um centro de reabilitação, onde estas crianças possam ter as terapias que precisam, sem ter de se deslocar para os grandes centros, como agora acontece.
Vera Oliveira, presidente da direção da associação, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, frisa que nestes 10 anos foram dados passos decisivos, e angariados apoios, que permitem concretizar, muito em breve, essa ambição.
“Há uma diferença nestes 10 anos. As pessoas estão mais sensíveis para esta causa e a prova disso é que neste espaço tempo fomos ajudados por muitas pessoas, muitas empresas e só assim é que foi possível iniciarmos, este ano, as obras na nossa sede, num valor ainda significativo, o que vai permitir, esperamos que ainda antes do verão, trazer aqui especialistas e outros técnicos para ajudar estas crianças e as famílias que precisam”, disse.
A responsável refere-se à remodelação de um rés-do-chão, cedido pela Junta de Freguesia do Tortosendo, cujas obras de adaptação estão a ser custeadas na totalidade pela associação, num valor de cerca de 20 mil euros, que angariaram ao longo dos anos.
Um espaço que, não sendo o centro de reabilitação sonhado, é um primeiro passo para ajudar as famílias a braços com estas dificuldades.
Um sonho que não está posto de parte, sublinha a responsável. “Vamos crescendo, de forma sustentada”, frisa, referindo que “gostava muito de ter aqui um centro de reabilitação, uma unidade de referência na área da pediatria. Estas crianças têm necessidades toda a vida e o hospital não tem capacidade para atender situações crónicas. Atende nas situações agudas, mas está obrigado a dar altas, porque é preciso atender crianças novas, e todos os anos nascem muitas crianças com necessidades especiais”, dá conta Vera Oliveira.
A associação presta também ajuda na informação sobre questões burocráticas às famílias e desenvolve um banco de recursos, emprestando e promovendo a partilha de equipamentos.
Nasceu com o lema “O gesto que faz a diferença”, e mantém essa máxima até aos dias de hoje.
A Associação Cordas celebrou os 10 anos de existência na última sexta-feira, dia 1, com um convívio entre associados na Casa da Vila, no Tortosendo.