CIM Beiras e Serra da Estrela lidera consórcio para promoção de turismo náutico no Interior

“Náutica de Interior no Centro de Portugal” é o projeto liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Beiras e Serra da Estrela e que envolve mais cinco CIMs “para dinamizar economia do interior e criar mais emprego”.

O consórcio envolve as CIMs Beiras e Serra da Estrela (líder do consórcio), Beira Baixa, Médio Tejo; Leiria; Região de Coimbra e a Viseu Dão e Lafões.


Estão envolvidos 77 concelhos, 28 entidades públicas e privadas, e vai “criar emprego sustentável no território com base na oferta de produtos turísticos integrados e assentes em recursos ambientais, paisagísticos e culturais”, revela o comunicado.

O consórcio já submeteu a candidatura do projeto, no passado dia 16 de fevereiro, ao PROVERE da Região Centro. Em causa está uma estratégia de eficiência coletiva que, através da valorização do recurso endógeno “Águas de interior da Região Centro”, visa a criação, qualificação e promoção de um destino turístico náutico de interior.

“É fundamental apostar na valorização do recurso endógeno [água] enquanto elemento estruturante de um destino turístico náutico de interior de excelência com a sua promoção nacional e internacional”, afirma o presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), Luís Tadeu, citado pela Agência Lusa.

“A diversificação de atividades disponíveis, como canoagem e caiaque, kitesurf, windsurf, mergulho, passeios de barco, pesca desportiva, surfing, vela e wakeboard permite a captação de turistas que procuram este tipo de produto, como motivação primária ou secundária, da sua deslocação ao território”, completa.

Foto arquivo