CIMBSE comemora 10 anos afirmando-se como motor de mudança do território

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) está a celebrar 10 anos, foi criada a 26 de março de 2014. 10 anos em que foi “motor de mudança no território”, papel que pretende reforçar no futuro.

“Desde 26/03/2014, a CIMBSE tem sido um motor de mudança, alavancando e apoiando em diversos projetos Municipais e intermunicipais em áreas como a educação, a saúde, o ambiente, o turismo e a cultura”, descreve o comunicado.


Durante o ano de 2024, serão realizadas várias iniciativas, projetos e campanhas que integram o programa de comemoração dos 10 anos da CIMBSE.

“Estas atividades pretendem não só celebrar o passado, mas – e acima de tudo – olhar para o futuro com otimismo e determinação, com o compromisso de fazer sempre mais e melhor. A promoção da cultura, história, gastronomia, turismo, do património edificado à natureza, a cooperação intermunicipal e o desenvolvimento sustentável do território são alguns dos principais compromissos e objetivos da CIMBSE”.

Para celebrar a efeméride promoveu um almoço em que participaram os 15 municípios que a integram, o presidente, o vice-presidente, o secretário da Assembleia Intermunicipal, e todos os funcionários. “Um espaço para reflexão, onde os representantes dos 15 municípios fortaleceram a cooperação intermunicipal nas Beiras e Serra da Estrela, partilharam experiências, desafios e sucessos, além de reforçar a identidade de um território uno cada vez mais assente em estabelecer novas metas para o futuro”, refere o comunicado.

António Miraldes, Primeiro Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, sustenta que “os próximos anos serão anos de grandes desafios, mas também de enormes oportunidades”.

Recorda que a CIMBSE acabou de assinar o ITI-BSE 2030 inserido no Programa Regional do Centro 2030, no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2030 que, à semelhança de anteriores quadros comunitários, terá um impacto nos 15 municípios aos mais diversos níveis, desde o desenvolvimento económico, financeiro, social e ambiental, entre outros”.

Sustenta que os objetivos para o futuro passam “pela melhoria da qualidade de vida das populações e pela afirmação da CIMBSE como um ator ativo de referência no panorama local, regional e nacional e até mesmo internacional”.

“Em suma, a premissa consiste em consolidar a CIMBSE como uma referência de desenvolvimento regional, melhorar a qualidade de vida dos habitantes do território, promover a inovação e a competitividade das empresas, proteger o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do território, reforçar a identidade cultural, atrair mais visitantes e turistas, e fortalecer a coesão social e a inclusão”.

A CIMBSE corresponde à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) e é composta pelos Municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso.