CMC cria condições para Pereiro, Casal Santa Teresinha, Cambões e Vale Cerdeira serem “Aldeias Seguras”

O programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras”, já em vigor na aldeia de Trigais (Erada) vai ser implementado pela Câmara Municipal da Covilhã, através do serviço Municipal de Proteção Civil, em mais quatro aldeias, Pereiro (Sobral S. Miguel), Casal Santa Teresinha, Cambões e Vale Cerdeira (S. Jorge da Beira).

“São aldeias cercadas de floresta” e por isso “muito vulneráveis”, sublinhou José Armando Serra dos Reis na reunião pública da autarquia, em que substituiu Vítor Pereira, vincando que o importante “é criar condições de segurança e fazer com que a população, efetivamente, se sinta segura”.


O presidente em exercício explicou que o importante neste programa é que permite “dar formação aos habitantes locais”, para, que em caso de incêndio permaneçam nas suas casas, ou no abrigo comunitário da aldeia que o programa identifica, evitando fugas que se podem revelar fatais como aconteceu nos incêndios de 2017.

No programa está prevista formação para a população, colocação de sinalética na aldeia e a nomeação de um dos habitantes, que terá formação especifica, como “guardião de aldeia”. A este caberá, entre outras tarefas, dar alarme de incêndio e indicar o momento de abandonar as casas e seguir para os abrigos,

A apresentação do programa especifico para estas quatro aldeias vai ter lugar no domingo, dia 24, a partir das 15:00 no pavilhão multiusos do Pereiro, contando com a presença da Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR, Bombeiros da Covilhã e Sapadores Florestais.

Em paralelo a este programa a autarquia está também a trabalhar na faixa de gestão de combustíveis, também no acesso a estas aldeias, disse José Armando Serra dos Reis, sublinhando que este é um dos pilares importantes para a segurança em caso de incêndio.

Foto: Francisco José Dias Pereira