Consulado Honorário em Belmonte na agenda de Dias Rocha na visita ao Brasil

O Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Dias Rocha, vai estar em visita oficial ao Brasil durante quatro dias e na agenda tem reuniões, em Brasília, tendo em vista a fixação em Belmonte de um Consulado do Brasil.

Um objetivo que o autarca persegue há 10 anos, mas que tem sido alvo de diversos avanços e recuos, lamentou em declarações aos jornalistas no final da reunião pública da autarquia realizada esta manhã.


“Há pelo menos 10 anos que luto, mas não é fácil. Houve momentos em que as nossas relações com o Brasil não eram famosas, nomeadamente durante o governo Bolsonaro, agora, com o governo Lula da Silva tínhamos grande esperança, estávamos a conversar com o nosso Governo, mas o Governo caiu, há situações que não nos têm ajudado nada. Agora tenho duas reuniões importantes em Brasília, vamos ver”, relatou o autarca.

Como pontos fortes para ali localizar o consulado António Dias Rocha aponta, desde logo, o facto de Belmonte ser “o berço de Pedro Alvares Cabral”, mas também o elevado número de brasileiros radicados em Belmonte e na região, sublinhando, por exemplo, os cerca de 1.800 alunos brasileiros na UBI.

“Aqui na Cova da Beira e na região, incluindo Manteigas ou Guarda, pergunto se há algum concelho que possa ter mais direito a quere ter o consulado que Belmonte? Eu acho que não”, vinca.

Um tema que tem tido muitos reveses, detalha o autarca. Relata que já estava o acordo concretizado com o Ministro dos Negócios Estrangeiros atual, tendo agora que agendar novas negociações com o futuro titular da pasta, logo que ele seja conhecido. Da parte da autarquia revela que todos os passos foram dados, mas os Governos, de Portugal e Brasil, não acompanharam.

“Parece que tenho de ir à bruxa para tratar destes assuntos”, desabafa. “Cheguei a ter reuniões no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Brasília, estava tudo concretizado. Havia passos que os Governos tinham que dar, não foram dados. Vamos começar de novo. Logo que saiba quem é o novo Ministro vou pedir uma audiência”, disse.

Estando a um ano e meio de terminar o seu mandato, o autarca não esconde que “gostava muito de deixar este protejo, é a minha terra, gosto muito dela e acho que merece ter aqui o Consulado”, conclui.

Para além deste tema António Dias Rocha vai também reunir com empresários relacionados ao projeto “Caravela Digital”, com o objetivo de trazer empresas para Belmonte, um objetivo sempre em aberto.