Escola Campos Melo passa com distinção no teste a um incêndio no edifico centenário

No âmbito do “Mês da Proteção Civil”, que a Câmara Municipal da Covilhã está a organizar neste mês de março, teve lugar esta sexta-feira, dia 1, um simulacro de incêndio, seguido de evacuação, na Escola Secundária Campos Melo.

Um teste, mas também um treino, para mecanizar procedimentos e evitar o pânico em caso de uma situação real, sublinhou o Coordenador Municipal da Proteção Civil, Luís Marques.


Detalha que se simulou um incêndio na cozinha da escola, que os funcionários não conseguiram controlar e, por isso, foi dado o alarme e procedeu-se à evacuação.

Na prática tudo correu como a descrição. Luís Marques ficou satisfeito com o desempenho da comunidade educativa.

“Precisamos sempre de treinar mais, mas correu muito acima da nossa espectativa. Nós fizemos a preparação, demos formação em primeiros socorros e em evacuação para que corresse bem, e em termos globais correu muito bem”, sublinhou.

O responsável aponta que nesta escola, que tem cerca de 600 alunos, como em outras, o mais importante é treinar e testar, para que numa situação real todos saibam como agir.

Luís Marques frisa que no caso específico da Escola Secundária Campos Melo o risco é acrescido, por se tratar de um edifico de 1912, ainda com alguns pisos em madeira. Aponta que a Proteção Civil Municipal “está a aumentar os dispositivos de primeira intervenção, como extintores e sinalética, para que, caso alguma coisa aconteça, a escola esteja preparada para intervir”.

Isabel Fael, diretora da escola, comunga da preocupação face à antiguidade e condições do edifício – feito em altura e com muitas escadarias – que dificultam a evacuação, pelo que considera que praticar e testar são fundamentais.

“Estas iniciativas são verdadeiramente importantes para testar o plano de autoproteção e para garantir que todos interiorizaram os procedimentos de segurança”, disse, considerando que a demonstração de meios que aconteceu depois da evacuação da escola é também de sublinhar uma vez que “todos devem conhecer os meios que a proteção civil tem ao dispor para nos socorrer”.

A diretora ficou satisfeita com o exercício, vincando que estas formações devem continuar para que todos saibam o que fazer evitando que numa situação real haja “descoordenação e desorientação”.

Por parte dos alunos realçam que neste simulacro conseguiram seguir todas as orientações, enfatizando que este treino é importante para que numa situação real “não entrem em pânico”, revelaram Vitória Neto, Mariana Prior e Laura Nunes e Catarina Espírito Santo, do 11.º A.

José Armando Serra dos Reis, vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, realça que este simulacro tem como objetivo, “formar, informar e preparar toda a comunidade escolar”. Uma iniciativa para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que “somos todos nós”, sublinhou.

O autarca recordou também que o edifico centenário da Escola Campos Melo já tem o financiamento assegurado para a sua requalificação, sublinhando o empenho da autarquia na melhoria das condições das escolas do concelho.

Esta foi a primeira ação no programa do “Mês da Proteção Civil”, culminou com uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal da GNR, PSP, Bombeiros Voluntários da Covilhã e Sapadores Florestais.