Escritor covilhanense João Morgado apresenta obra no Brasil

O escritor covilhanense João Morgado vai apresentar a sua mais recente obra, “CABRAL – O Desconhecido”, no Rio de Janeiro (Brasil). De acordo com o programa, está ainda prevista uma série de eventos, entre os dias 22 de março e 7 de abril, que levam o escritor a passar pelas cidades de Macaé, São Paulo, Porto Alegre, Canoas e Florianópolis.

A obra em destaque é uma edição brasileira do original “Vera Cruz“, e que recebeu a “Medalha do Mérito Literário da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral”, em 2017. “CABRAL” é um romance biográfico que mergulha na vida do navegador que oficializou as terras do atual Brasil para a coroa portuguesa. O livro “é resultado de uma extensa pesquisa sobre essa figura histórica tão significativa”, pode ler-se na página do escritor.


João Morgado, além de escritor, é presidente da Casa do Brasil – Terras de Cabral, em Belmonte, Portugal. O seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral tem sido amplamente reconhecido, sendo agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural pela República Federativa do Brasil. O autor também recebeu o Troféu “Cristo Redentor” da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, no Rio de Janeiro, em reconhecimento ao seu empenho na promoção da rica cultura luso-brasileira. A sua participação em instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina demonstra o seu compromisso com a preservação e divulgação da história e cultura. No Rio de Janeiro será recebido como académico da Academia Luso-Brasileira de Letras.

Para além das cidades brasileiras, João Morgado terá ainda uma passagem por Uruguai, Montevideu e Punta del Este.