Município do Fundão integra projeto europeu para “apoiar clusters locais de videojogos”

O Município do Fundão integra o projeto GAME-ER, que visa “apoiar clusters locais de videojogos em cinco países europeus e vai investigar a dinâmica dos clusters locais e regionais de gaming, ao longo dos próximos três anos”, revela a autarquia em nota de imprensa.

De acordo com o documento, o objetivo é “ajudar os decisores políticos a dinamizar esta indústria e dinamizar pilotos em vários locais da Europa, nomeadamente no Fundão, num projeto financiado pelo Horizonte Europa (o maior Programa europeu de apoio à inovação e investigação) e que pretende fornecer informações úteis aos legisladores e líderes da indústria de videojogos, partindo da perspetiva de seis clusters regionais, em cinco países europeus: França, República Checa, Itália, Escócia e Portugal”.


A iniciativa dá reconhecimento ao papel vital que estes clusters locais e regionais desempenham na promoção da inovação, do crescimento económico e da coesão social. Estes clusters foram cuidadosamente selecionados pelas suas características únicas e diferentes fases de desenvolvimento. Em Portugal, será estudado o caso do Fundão, em colaboração com a Câmara Municipal.

Através da participação no projeto GAME-ER, o Município do Fundão prossegue com o caminho traçado a partir de 2012, ano em que criou um Plano de Inovação “com enfoque no digital e nas tecnologias”.

No âmbito desta estratégia de promoção da inovação, atração de investimento e criação de emprego, o Município do Fundão pretende “potenciar o ecossistema já existente, visando atrair e reter talento, além de diversificar o tecido empresarial, com especial enfoque na indústria de gaming, que em Portugal está em crescimento”.

De acordo com a nota de imprensa, no Fundão, esta indústria já se faz notar, “não só através da aposta na oferta formativa na área, nomeadamente pela Universidade da Beira Interior e a Escola Profissional do Fundão, mas também com a presença de empresas que dão cartas no setor, nomeadamente a empresa Digitality, sediada na Incubadora A Praça, que venceu o prémio de Melhor Jogo Português da edição de 2022 do evento Indie X, nomeado pela Associação de Produtores de Videojogos Portugueses, com o jogo HordeCore”.

A reunião de arranque do projeto GAME-ER realizou-se em Matosinhos, nos dias 6 e 7 de março. Para atingir os objetivos, o projeto irá “adotar uma abordagem participativa, em colaboração com os legisladores e stakeholders da indústria”. Para isto, será desenvolvido um ToolKit metodológico e interativo, com uma série de recomendações políticas e práticas. Este ToolKit “ajudará no desenvolvimento dos clusters das Indústrias Culturais e Criativas existentes, para além de serem dinamizadas e financiadas diversas iniciativas piloto”.

O projeto GAME-ER tem financiamento de cerca de 3 milhões de euros do programa Horizonte Europa e é promovido por um consórcio de 15 parceiros, provenientes de oito países europeus.