“O Coração da Montanha”: Manteigas tem nova marca promocional

Manteigas está a alterar a sua imagem promocional. “Manteigas – O coração da Montanha” a nova frase identitária. A marca foi apresentada publicamente no sábado e, na cerimónia, Flávio Massano, presidente do município, sublinhou que esta é uma marca com mais significado e diferenciadora.

“Pensámos como é que Manteigas podia diferenciar-se mais dentro do que é o espírito de destinos de natureza”. “Manteigas tem a assinatura «Vale por Natureza», mas temos vários municípios do país que assinam da mesma forma. Sentimos que deixou de ser diferenciador e Manteigas tem de se diferenciar”, vincou.


Flávio Massano recorda que a marca “Vale por Natureza” existe desde 2016/17, chegando-se à conclusão, após o bom desempenho turístico dos últimos anos, que era “o momento de mudar e investir na forma de falar com os nossos munícipes e com todos os que gostam de visitar e conhecer Manteigas”, realçou.

A nova imagem e slogan mantêm “o foco na natureza”, mas aportam mais que o anterior “Vale por Natureza”, salientou o autarca.

 “Esta ativação de marca o que pretende é dar um passo em frente, não estamos a dizer que o que estava feito estava mal, estava ótimo, serviu perfeitamente os objetivos do Município entre 2017 e 2024, mas agora estamos noutra era. E é essa era que queremos iniciar, mostrando uma terra que as pessoas querem conhecer, visitar, e também onde querem viver”, sublinhou.

A imagem foi criada pela equipa da SP Creative, que ao longo dos últimos meses desenvolveu diversas oficinas colaborativas, com a população, para chegar ao produto final.

Segundo revelou Ana Melo, a nova imagem foi construída a partir do que existia, “que estava bem feito”, mas que nesta altura se revelava “demasiado genérico” pois remetia para a natureza e para o vale, excluindo a vila e a comunidade.

A nova imagem aposta também nessa componente emocional, explicou.

“Nós queremos que toda esta estratégia de comunicação assente muito na ligação com a comunidade e em tudo o que podemos construir em conjunto”.

A imagem tem o logo que remete para o M de Manteigas, sobreposto em imagens icónicas que podem mudar consonante o evento, altura do ano, ou o que se quer comunicar, destacando a vila e as suas casas que se estendem pela paisagem.

“Porque esta marca é a vossa identidade, nós quisemos tirar a força do que está lá em cima, que é a Estrela e dar força ao que está cá em baixo que é Manteigas”. “Nós olhamos ao redor e o que vemos é Manteigas inserida na paisagem e é isso que queremos representar. Vê-se um M de Manteigas, mas também as casas que vão subindo sobre a Montanha”, explicou Sandra Pinho, da SP Creative.

Um símbolo forte e com carácter, considera a equipa responsável pela nova identidade gráfica, que sublinha a sua multiplicidade e o facto de esta dar foco à vila e à sua comunidade, concluindo que na nova imagem a montanha está representada em simbiose com a vila de Manteigas.