Travessia da Gardunha a 23 e 24 de março com 300 participantes

A Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão vai realizar, nos próximos dias 23 e 24 de março, o Encontro Ibérico de Montanhismo, com realce para a 26ª Travessia da Gardunha, com a presença estimada de 300 participantes.

“Iremos, mais uma vez, partilhar esta atividade com todos aqueles que, tal como nós, cuidam e gostam da natureza, aproveitando o característico e belo cenário da encosta da Gardunha neste momento pautado pelas cerejeiras em flor e a magnífica aldeia histórica de Castelo Novo desfrutando, assim, da paisagem única do nosso maior ativo, que é a Serra da Gardunha”, pode ler-se em nota de imprensa enviada à RCC.


A Travessia da Gardunha conseguiu, ao longo destes 26 anos, atrair milhares de praticantes de todo o país e de regiões fronteiriças de Espanha, sendo já “uma das grandes referências para todos os amantes da vida ao ar livre”.

Este ano, o programa começa no dia 22 com a receção aos participantes. Dia 23, segue para a freguesia do Telhado, com o objetivo de mostrar a paisagem e património da freguesia através de um percurso pedestre pela Rota do Barro e visita guiada à Casa do Barro, seguido de um almoço convívio.

No dia 24, será a tradicional Travessia da Gardunha, ligando a cidade do Fundão à Aldeia Histórica de Castelo Novo, passando por Alcongosta. A Travessia termina em Castelo Novo, onde será servido o almoço para todos os participantes.

A Gardunha Viva – Associação de Montanhismo do Fundão foi fundada em 2002, com o objetivo estatutário de “promover e desenvolver atividades de carácter desportivo, cultural e ambiental”.