A Universidade da Beira Interior (UBI) voltou a dar o seu contributo para a discussão em torno do projeto “Universidades Europeias”, que mobiliza, atualmente, dezenas de Instituições de Ensino Superior (IES) do continente. A academia esteve presente na terceira reunião de Instituições de Ensino Superior (IES) Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias que decorreu no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), no dia 28 de fevereiro.
O encontro contou com Ana Gascón Marcén, coordenadora do projeto EGAI – UNITA, que estuda os passos legislativos para poderem ser criadas Universidades Europeias a partir da congregação de várias. A UNITA – Universitas Montium é precisamente a Aliança que tem a UBI como uma das fundadoras.
Participaram neste encontro 37 representantes de universidades e politécnicos e a diretora da Agência Nacional Erasmus+, Ana Cristina Perdigão. Da parte da UBI, estiveram presentes José Páscoa, Vice-Reitor para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, Célia Nunes, Pró-Reitora para a Cooperação Internacional, e Francisco do Adro, Coordenador do Gabinete UNITA na UBI.
Sob o mote “Universidades Europeias como as Universidades do Futuro”, o encontro teve como principal ponto de agenda a definição da missão do Fórum das IES portuguesas em alianças de universidades europeias, os modelos de governação destas entidades, bem como os processos e procedimentos referentes à criação da Entidade Legal, revela a UBI em nota de imprensa.
O Fórum de IES foi criado para “discutir questões fundamentais, como o financiamento e a mobilidade nas alianças, funcionando também como o local para compartilhar boas práticas e possibilitar uma resposta em rede aos diversos desafios institucionais”.
Recordar que a iniciativa destas reuniões presenciais partiu da UBI, anfitriã do primeiro encontro, em junho de 2023. Nesta altura, a coordenação do fórum está sob a responsabilidade tripartida da UBI, do IPCA e da Universidade do Minho.