Covilhã: 19ª edição do FESTUBI regressa este fim de semana  

A 19ª edição do FESTUBI – Festival de Tunas da Universidade da Beira Interior decorre este fim de semana, entre os dias 12 e 14 de abril, na Covilhã.

Em nota de imprensa, a Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior sublinha que este festival é “um dos marcos da agenda cultural, não só da UBI, mas também da cidade da Covilhã e de toda a Beira Interior, pela sua longevidade e historial de sucesso”.


Este ano, o certame contará com quatro tunas a concurso: Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Tuna Académica do Instituto Politécnico Cávado do Ave, Tuna da Universidade Católica – Porto, Estudantina Universitária de Lisboa. Além disso, atuarão o grupo convidado SINA – Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade do Minho na Noite de Serenatas (12 de abril) e a dupla Sebastião Antunes & Carlos Lopes da Quadrilha (13 de abril).

As tunas convidadas atuarão no dia 12 de abril, pelas 21:00, na Praça do Município, na Noite de Serenatas. No dia 13 de abril, haverá animação no centro da cidade (Pasacalles, pelas 15:30), bem como o espetáculo principal, pelas 21:00, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde – UBI.

De acordo com a Desertuna, para além dos típicos momentos que caracterizam o FESTUB, esta edição também contará com a inauguração do “Mural Comemorativo XX Anos”, que decorrerá no dia 13, 14:45, em frente às Galerias Professor António Lopes. Este projeto foi realizado em colaboração com o WOOL | Covilhã Arte Urbana, durante esta semana, e contou com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã.

No documento enviado à RCC, a Associação Cultural Desertuna mostra-se esperançosa de que recebam cerca de 800 visitantes de vários pontos do país, entre participantes e espectadores.

Por outro lado, a tuna masculina da UBI salienta que, “apesar de todas as tentativas levadas a cabo, a organização assume-se frustrada por ficar, mais um ano, sem o retorno ao Teatro Municipal da Covilhã (TMC~), casa que foi palco do FESTUBI durante catorze anos ininterruptos”.

“Ainda assim, o evento promete trazer, novamente, à Covilhã, o melhor da música académica, num fim de semana que envolverá toda a comunidade covilhanense”, pode ler-se ainda em nota de imprensa.

Em última nota, a Desertuna relembra a perda de um dos seus elementos, no início do ano letivo, para uma das doenças com mais impacto em Portugal: o cancro, sublinhando que, por essa razão, a associação irá, nesta edição do FESTUBI, associar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Esperamos, assim, homenagear o nosso “Tonixa” e preencher um pouco do vazio deixado pela sua ausência”, conclui a nota de imprensa.