Belmonte: Escola Pedro Álvares Cabral vence Concurso Regional Centro Circular

A Escola Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, foi a vencedora do Concurso regional Centro Circular, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), por ter registado o maior número de participações.

Para além dos alunos Bruno Amorim (2º lugar) e Gabriel Matos (3º lugar), ambos da Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, destaque também para o professor Rui Bulha, da mesma escola, que também venceu graças aos “contributos dados na criação de novas perguntas de quiz, e na preparação de jogos para os seus alunos”.


Foram estabelecidos prémios para Alunos, Professores e Escola. Prémios para os alunos: 1.º prémio – Uma bicicleta com capacete; 2.º prémio – Uma trotinete elétrica; 3.º prémio – Um vale de 100 euros em livros.

Prémios para os professores: Um fim-de-semana para duas pessoas nas Aldeias Históricas de Portugal.

Prémio para a Escola: Prémio com um valor aproximado de 300 euros – à escolha entre algumas combinações das seguintes opções: suporte para bicicletas; vale de livros; contentores de reciclagem; uma combinação dos prémios anteriores; mesa de matraquilhos ou mesa de ping-pong.

Destinado aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos das Escolas da região Centro, este concurso foi criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Centro, com o objetivo de promover, de forma lúdica, os conhecimentos sobre a economia circular. Trata-se de uma plataforma de quiz disponível online que pode ser jogada em contexto de sala de aula ou em ambiente familiar.

A primeira fase, aberta a todos os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico das escolas da região Centro, contou com a participação de 4134 alunos (1007 do 2º ciclo e 2748 do 3º ciclo); 186 professores e 193 outros jogadores, nomeadamente família e amigos. Participaram ativamente 77 escolas da Região.