Belmonte: Homenagens e inauguração da restauração de Centum Cellas marcam dia do concelho

A 26 de abril, dia em que foi celerada a primeira missa em Terras de Vera Cruz, no ano de 1500, Belmonte assinala do dia do concelho, com festa em honra de Nossa Senhora da Esperança, imagem que acompanhou Pedro Álvares Cabral na viagem em que “descobriu o Brasil”.

Uma história recordada por António Dias Rocha, presidente do município, durante a sessão solene comemorativa do dia que foi presidida por Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, e que ficou marcada por homenagens a instituições, personalidades, funcionários municipais e instituições.


A aposta da Câmara Municipal de Belmonte no turismo foi destaca por António Dias Rocha no seu discurso, apontando que o município está empenhado na modernização da rede de museus.

Uma aposta “reforçada” com a renovação da “enigmática” Torre de Centum Cellas, que estava em risco de ruína, e com o seu Centro Interpretativo, obras em que o município belmontense investiu cerca de 800 mil euros.

Um centro onde serão colocadas as peças encontradas durante os trabalhos de escavação realizados no local, bem como as várias teorias sobre o que terá existido no local, explicou o autarca.

Obras que criam “condições extraordinárias para a competitividade do setor”, disse Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.

Dias Rocha sublinha que “Belmonte já foi um caso de estudo no Turismo e quer voltar a ser”.

Durante a cerimónia protocolar foram distinguidos com a medalha de mérito municipal o Agrupamento 33 do Corpo Nacional de Escutas, pelos 100 anos de atividade e, pelos 50 anos, a União Desportiva de Belmonte e a Associação de Juventude de Maçainhas.

A vila de Caria, que está a comemorar 100 anos, recebeu também a medalha de mérito e “uma saudação muito especial às suas gentes, que com a sua labuta, sempre contribuíram para o engrandecimento do município”, sublinhou o presidente da Câmara.

Quanto a personalidade foi distinguida a investigadora e professora Antonieta Garcia; o antigo autarca da freguesia de Inguias, Manuel Firmino Cameira; José Manuel Vieira (ex-bancário) pela sua intervenção cívica e o casal Maria Manuela Martins Dinis Carvalho e Mário Inácio Dias Duarte, professores e fundadores e proprietários da farmácia da vila.

Os melhores alunos do 6.º, 9.º e 12.ºanos do Agrupamento de Escolas do concelho foram também premiados, sendo que os dois melhores do nono ano receberam uma viagem ao Brasil.