Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, o Município da Covilhã propõe dois locais “que transportam para o berço da Covilhã: o vale da Goldra e o vale da Carpinteira, ao longo dos quais a cidade se formou”, revela a autarquia em nota de imprensa.
De acordo com o documento enviado à RCC, “partindo da observação da génese da cidade, enquanto monumento natural e sítio intemporal”, o objetivo das ações é “demonstrar a importância destes lugares na história e no desenvolvimento da Covilhã”.
No dia 18, os alunos das escolas do concelho farão uma visita guiada à Fábrica A Transformadora, Fábrica do Pisão Novo, para uma contextualização do património industrial na Covilhã e conhecer esta “empresa têxtil de referência especialista em acabamento e tingimento laneiro”.
Segundo avança o município, até ao momento, estão confirmadas as escolas do 1º ciclo de São Domingos e a escola do 3º ciclo do Teixoso.
No dia 20 de abril, às 14:30, o desafio concentra-se nas famílias com crianças, que terão oportunidade de visitar o New Hand Lab.
Construído sobre uma fábrica do século XVII, a Fábrica António Estrela, o New Hand Lab é um espaço que “promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo, através da concretização de ideias, produtos e iniciativas, assumindo-se como um espaço de promoção e divulgação dos recursos endógenos mais criativos e dinamiza a Covilhã e a Beira Interior no país e no mundo”.
As atividades carecem de marcação prévia, que pode ser efetuada através do contacto telefónico 275 330 660 ou do email espaco.c3d@cm-covilha.pt.