Covilhã: Cravo gigante com teia de 3.000 mais pequenos saúdam a liberdade no Pelourinho

A instalação completa, um cravo gigante no centro da Praça do Município e uma teia de 3.000 mais pequenos, que pretende celebrar a Liberdade, vai ser inaugurada na tarde de 25 de abril, mas a instalação já começou esta quarta feira.

O projeto é do artista e designer Luís da Cruz e a comunidade foi chamada a participar na execução dos seus componentes, salienta a vereadora da Cultura no município covilhanense, Regina Gouveia.


“Este é o símbolo que continua a marcar a nossa revolução e neste caso traz a comunidade para as celebrações. O cravo gigante que fica ao centro foi preparado por costureiras da Modatex, e por muitos dos elementos que integram a divisão de cultura no Município, e que continuam a trabalhar na sua instalação”, relatou a autarca à Rádio Clube da Covilhã.

Nas declarações a vereadora sublinha que os restantes 3 mil cravos que integram a instalação foram feitos por crianças dos jardins de infância, das escolas e ATLs do concelho, por idosos das IPSS, do Centro de Atividades e por reclusos do Estabelecimento Prisional da Covilhã. É arte comunitária que traz o envolvimento de todos”, disse.

“Este é o mote das celebrações”, avança, vincando que o objetivo “é que o 25 de Abril seja celebrado com, e para todos”  

O cravo principal é feito com serapilheira (toldos da azeitona) e arame, terá um tom dourado para celebrar as bodas de ouro da revolução.

Não ficará durante o ano de celebrações, dá conta a vereadora. Sublinha que, ainda assim, marca as comemorações pela sua participação comunitária.

A cerimónia de inauguração da obra, que resulta de um projeto idealizado por Luís da Cruz, está agendada para as 15:30 de dia 25 de abril.