A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Paul irá sofrer uma requalificação no valor de cerca 2,3 milhões de euros, segundo avançou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na última reunião pública do executivo.
Este valor “é uma previsão”, disse o autarca, frisando que “provavelmente, será muito mais”.
Vítor Pereira salientou ainda a importância desta obra, numa escola com quatro blocos e um pavilhão gimnodesportivo.
“Esta é uma boa notícia para o Paul, para os alunos, pais, professores, encarregados de educação e auxiliares. Trata-se de uma escola que tem quatro blocos e um pavilhão gimnodesportivo e, portanto, precisa desta requalificação”, salientou Vítor Pereira.
Segundo explicou Vítor Pereira, a obra foi mapeada pelo anterior Ministério da Educação. O projeto de arquitetura vai avançar, no valor de 95 mil euros, e estará pronto em 90 dias.
A Escola Básica do Dominguizo será também intervencionada na pausa letiva do verão, revelou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da educação na autarquia, depois de a questão ter sido levantada por Pedro Farromba, vereador eleito pela coligação “Juntos, Fazemos Melhor”, devido às infiltrações existentes na escola.
“Esta semana, recebemos umas fotografias, que consideramos chocantes, da escola do Dominguizo, que evidenciam preocupações sérias sobre o estado de salubridade da escola. As imagens mostram manchas na parede, fungos e bactérias, tudo aquilo que não deveria ser uma escola do nosso concelho”, disse Pedro Farromba, questionando para quando está prevista uma intervenção na instituição.
Regina Gouveia salientou que o edifício foi alvo de uma beneficiação geral há quatro anos, revelando que o problema referido surgiu apenas este ano letivo e será resolvido no verão.
“A competência da manutenção está delegada na Junta de Freguesia e esta Junta de Freguesia tem assumido essa competência de forma muito responsável e eficaz. Tem planeada uma intervenção no verão. Está tudo articulado com a coordenadora do estabelecimento escolar”, explicou.