Covilhã integra Associação de Municípios do PNSE

A Câmara Municipal da Covilhã aprovou, por unanimidade, os estatutos da Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela (AMPNSE). Fazem parte do consórcio os municípios da Covilhã, Manteigas, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Guarda.

“Promover a cooperação e articulação entre os municípios associados, especialmente no que respeita à reabilitação e desenvolvimento do PNSE” é um dos principais objetivos da AMPNSE, que irá, também, apresentar uma candidatura do Parque Natural da Serra da Estrela a paisagem cultural da UNESCO.


Segundo explicou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na reunião pública do executivo, é objetivo das autarquias que integram a associação realizar o plano hídrico, plano rodoviário, modelo de gestão turística sustentável, plano diretor intermunicipal, defesa do património cultural da região, entre outros.

Quanto aos órgãos, haverá assembleia geral, conselho fiscal e conselho diretivo, sendo que os mandatos coincidem com os mandatos autárquicos, ou seja, de quatro anos. A direção do mandato do conselho diretivo é anual, sendo rotativo entre os seis municípios.

A associação existirá “enquanto for necessário para cumprir os seus objetivos”, disse Vítor Pereira, avançado que a sede será na Torre.

Pedro Farromba, vereador eleito pela coligação “Juntos, Fazemos Melhor” relembrou a existência da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), da Associação de Municípios da Cova da Beira e do Geopark, sublinhando que se vai “criar mais uma associação com mais serviços, mais técnicos e remuneração”.

“Não poderão os senhores presidentes de câmara reunir com o novo Governo e dizer que, em vez de se criar uma associação para fins específicos, pode-se fazer as mesmas coisas com uma entidade que já existe, que é a CIM?”, sugeriu Pedro Farromba.

O ponto terá ainda de ser discutido e aprovado nas seis Assembleias Municipais.