A festa que celebra a gastronomia da União de Freguesias de Barco e Coutada, Fornos D’Argemela, vai decorrer durante três dias, anunciou a organização, definindo que terá lugar entre 10 e 11 de maio.
“Um crescimento natural”, destaca o presidente da União de Freguesias, sublinhando que de ano para ano a exigência tem sido cada vez mais, e que o grupo de trabalho tem dado resposta na organização do evento de modo a que este possa crescer e ainda assim proporcionar momentos agradáveis a quem visita.
Trata-se de um certame que pretende divulgar o património gastronómico e cultural da União de Freguesias, frisa Vítor Fernandes.
“Um certamente que assenta na gastronomia, na cultura e na animação, que tem crescido de ano para ano, em que pretendemos chamar, durante um fim de semana, pessoas ao Barco para conhecerem a aldeia e degustarem o Feijão da Argemela”, sublinhou.
O feijão D’Argemela, feito da forma tradicional, é “o rei do evento”, sublinha o responsável, recordando que este feijão, feito no forno, era a base da alimentação das pessoas que trabalhavam nos campos da Argemela.
O prato típico estará em todas as barraquinhas de gastronomia do evento, refere ainda o presidente da Junta.
O certame conta também com exposições e venda de artesanato e outros produtos locais e animação musical, contanto com cerca de 15 expositores.
A UF, que organiza o evento, promete para breve a divulgação do cartaz completo.