Museu de Arte Sacra da Covilhã inaugura exposição “Ruralidades” amanhã

O Museu de Arte Sacra da Covilhã apresenta, entre 7 de abril e 5 de maio, a exposição “Ruralidades”, da autoria de Rosalina Cruz e Carlos Calado, dois artistas do concelho.

Em nota de imprensa, a autarquia covilhanense salienta que o concelho “possui uma matriz rural muito vincada e diversificada, dispersa pelas suas diversas freguesias”.


“Esta memória ligada a atividades agroflorestais é também fortemente marcada pela religiosidade popular, sendo impossível separar o calendário agrícola do calendário litúrgico”, pode ler-se ainda no documento.

Se Rosalina Cruz retrata algumas tarefas agrícolas como a ceifa, as vindimas ou a apanha da azeitona, Carlos Calado “vai ainda mais longe, desvendando um mundo rural em risco de desaparecer”. Recria cenas rurais “que remetem para os saberes ancestrais que modelaram a sua comunidade como a matança do porco, a convivência na taberna ou na venda, onde tudo se podia encontrar e confecionar, ou ainda a ignorada produção de carvão que nos últimos séculos alimentou a cidade da Covilhã”.

A inauguração da exposição está marcada para o próximo domingo, dia 7, às 16:30, e conta com um momento musical por António Duarte.