“Não é lá na Europa, é cá na Europa”: Margarida Marques mostra importância do voto nas Europeias

Mostrar a importância das políticas europeias e o impacto que estas têm na vida dos cidadãos é o objetivo da iniciativa “EUropa no Centro”, que na Covilhã contou com a participação da Eurodeputada Socialista Margarida Marques.

Em declarações à Rádio Clube da Covilhã, à margem da iniciativa que decorreu no Serra Shopping, a Eurodeputada frisou que a sua participação na iniciava tem o objetivo de mostrar a importância da União Europeia, e do Parlamento Europeu, na definição das políticas europeias.


“As políticas europeias têm impacto, influenciam as nossas vidas”. “Quem quer ter uma palavra a dizer no processo de construção europeia deve votar. Os Deputados Europeus representam diretamente os cidadãos”, disse.

Lamenta que estas sejam as eleições de que os portugueses estão mais arredados.

Portugal é dos países em que menos se vota nas Europeias “e isso é um erro”, disse, até porque “os portugueses beneficiam daquilo que a UE tem para dar e não são só os fundos estruturais”, sublinhou a eurodeputada, dando como exemplo as políticas sociais, ambientais, a transição climática e a nova prioridade que é a defesa. “Os cidadãos acham que tudo isto são direitos adquiridos e não pensam que existem porque existe a União Europeia e Portugal é parte dela”, vincou.

Margarida Marques sublinha que a expressão que tantas vezes se ouve, “lá na Europa”, está completamente errada.

“Nós somos Europa, não é lá na Europa, é cá na Europa”, corrige, salientando que as políticas europeias são decididas pelos ministros dos países e pelos deputados europeus. É importante que os cidadãos que têm expectativas do desenvolvimento de políticas sociais, e outras, não deixem de votar.

A data das eleições, a 9 de junho, não é a melhor solução, sublinha, explicando que Portugal não tinha outra data, uma vez que estas teriam que decorrer entre 6 e 10 de junho. Mostra-se expectante que o facto de haver voto em mobilidade possa baixar a abstenção.

“Se nós conseguíssemos chegar à média Europeia já era bom, porque nas últimas eleições europeias pouco mais de 30% dos cidadãos votaram e isso é muito pouco”, disse.

O ciclo de debates “Europa no Centro” é promovido pelo Parlamento Europeu e pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais, conta com a participação de Eurodeputados e está a decorrer em todo o país, constituindo-se como um contributo para que os portugueses conheçam melhor quem são e o que fazem os seus representantes no Parlamento Europeu, quais os temas em agenda e o impacto da sua atividade em Portugal.