UBI: Alunos ibero-americanos são prioridade numa instituição “cada vez mais internacional”

No atual ano letivo, a Universidade da Beira Interior (UBI) é casa de formação superior de cerca de 700 alunos, de 11 países da América Latina, um número que merece especial atenção para “fortalecer as ligações entre esta região e a UBI”, no âmbito da sua estratégia de internacionalização e cooperação.

A informação foi avançada por Mário Raposo, reitor da universidade, no primeiro encontro de Embaixadores do Grupo de Países da América Latina e Caraíbas (GRULAC), que teve lugar durante o dia de hoje (11), no anfiteatro das sessões solenes da UBI.


Para Mário Raposo, esta iniciativa “permitirá desenvolver sinergias, no sentido de criar uma maior cooperação entre instituições, com a garantia de que a UBI irá contribuir para a melhoria contínua na qualidade do acolhimento dos estudantes internacionais e, em particular, dos estudantes ibero-americanos, de modo a disponibilizar uma experiência de ensino de elevada qualidade”.

“Apesar de a UBI ser a instituição de Ensino Superior mais jovem do país, desde sempre deu os primeiros passos no sentido da internacionalização”, explicou.

De acordo com o reitor da instituição, a internacionalização “tem sido assumida como oportunidade de criar respostas diferenciadoras para que a universidade se torne mais sustentável financeiramente, mais empreendedora e para que valorize práticas de ensino e investigação”.

“Da UBI para o mundo” tem sido “o mote mobilizador de toda a comunidade académica”, salientou Mário Raposo, frisando que a universidade possui “uma abordagem de 360 graus para a internacionalização, envolvendo todos os aspetos e um conjunto de dimensões chave: educação, investigação, interação com a sociedade e experiência do estudante”.

Segundo explicou Mário Raposo, a estratégia de internacionalização “é desenvolvida em diversos níveis, nomeadamente, através do Gabinete de Internacionalização e Cooperação, que tem crescido devido à aliança UNITA, e através do Centro Local de Apoio aos Migrantes (CLAIM), criado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, com vista a fornecer apoio aos estudantes internacionais”.

O primeiro encontro de Embaixadores do Grupo de Países da América Latina e Caraíbas (GRULAC) é uma organização conjunta da Vice-Reitoria para a Internacionalização e Interação com a Sociedade, da Pró-Reitoria para a Cooperação Internacional e do Núcleo de Estudantes de Latino-América (NELA) da UBI.