Autores singulares e irrepetíveis marcam programação do Cineclube Gardunha em junho

A programação de junho do Cineclube Gardunha ficará marcada por “autores absolutamente singulares, irrepetíveis, que não dão para imitar”, revela a nota de imprensa.

No dia 4 de junho, terça-feira, às 21:30, n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, haverá sessão dupla, com a exibição de Retrato de Família com Teatro de Marionetas, do cineasta e poeta francês Philippe Garrel, naquela que é “a sua última invenção, estreada há cerca de um ano no Festival de Berlim”.


A 11 de junho, terça-feira, às 21:30, n’A Moagem, nova sessão dupla. Cinza e Nuvens, curta-metragem de Max Dauby, realizada em Alcongosta, abre a sessão. De seguida será exibido mais um filme de Ryusuke Hamaguchi, desta feita Evil Does Not Exist – O Mal Não Está Aqui, sendo descrito pelo historiador Miguel Marías, “como uma alegoria sobre o preço que pagamos por desrespeitarmos a natureza, com as sempre inesperadas invenções formais e rítmicas deste cineasta japonês cada vez mais surpreendente e essencial”.

No dia 14 de junho, sexta-feira, o Cineclube irá regressar à livraria/alfarrabista Livros Tintos, para se encerrar um ciclo dedicado a adaptações literárias pelo cinema. Novamente com leituras e demais surpresas, numa sessão também ela apropriada ao Dia da Criança, que se comemora a 1 de junho, pois irá falar de filhos, de relações complicadas com os pais e das dores e encantamentos da infância. Edith Nesbit é a escritora de The Railway Children e o filme, que manteve o título do livro, será uma descoberta, uma vez que é uma obra pouco vista.

Por último, no dia 18 de junho, terça-feira, às 21:30, n’A Moagem, um filme de ficção de Frederick Wiseman, Um Casal. “Já depois de completar 90 anos, o documentarista lançou-se ao âmago de uma longa relação entre um homem e uma mulher. Só que o homem é Lev Tolstói e a mulher, a sua esposa, Sophia. Uma vida rica, com muitos filhos e percalços”, num filme que é o monólogo de Sophia versando as alegrias e tristezas da vida do casal em conjunto.

A entrada é livre. Faça a reserva do seu lugar através do e-mail bilheteira@cm-fundao.pt  ou do contacto telefónico 275 773 032 (custo de uma chamada para rede fixa nacional).