CISMA edita obra do manteiguense José Duarte Saraiva

A CISMA – Associação Cultural editou o seu terceiro livro, “O Trapézio do Tédio”, do autor manteiguense José Duarte Saraiva, segundo revela em nota de imprensa.

“Trata-se de um diário, ou com mais exatidão, talvez dois. São textos escritos na década de 80: 1981 e 1984. Consta que os diários levam pela mão duas utilidades imediatas para quem os escreve: prolongar a memória, o que não será coisa pouca, e aliviar o sofrimento dos dias, coisa que se afigura fundamental a quem os vive de facto. Não sabemos se o José Duarte Saraiva teve um saldo positivo entre os deveres e haveres desta contabilidade existencial anotada”, sublinha a associação no documento enviado à RCC.


A obra será apresentada pelo escritor Manuel da Silva Ramos no próximo sábado, dia 18, a partir das 17:00, na Biblioteca Municipal da Covilhã. A sessão contará com um momento musical, proporcionado pela pianista Fernanda Canaud, e contará com a presença de Regina Gouveia, vereadora da cultura da Câmara Municipal da Covilhã.

José Duarte Saraiva nasceu a 28 de outubro de 1945, em Manteigas, onde passou a infância e a juventude, tendo regressado à casa do Chafariz, sua residência atual, em 2004, depois de 34 anos a viver e a trabalhar na TAP, em Lisboa. Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Lisboa, publicou sete livros de poesia e prosa, dedicando-se, também, à pintura artística, a partir de 1985, de forma autodidata, e participando em inúmeras exposições individuais e coletivas.