O primeiro encontro nacional da Diabetes em Movimento, que ontem decorreu da Covilhã, começou com uma caminhada desde os Piornos até à Covilhã e terminou com uma mega-aula de ginástica no Complexo Desportivo, juntou mais de 800 diabéticos que provaram que o exercício, não só é possível, como é essencial.
Esta foi a mensagem de André Peralta Santos, da Direção Geral da Saúde, destacando que o encontro chama a atenção para a diabetes, mas, fundamentalmente, demonstra que quem vive com diabetes pode fazer exercício em segurança e que isso aumenta a qualidade de vida.
O responsável frisa que este encontro, sendo o primeiro, já demonstra a força do programa que é “uma bandeira da DGS”.
Dá conta que o programa está implementado de Norte a Sul do país, em 42 municípios, mostrando esperança que depois deste primeiro encontro essa disseminação saia reforçada.
Na Covilhã o programa envolve 28 pessoas, é dinamizado pela Câmara Municipal da Covilhã, com apoio de técnicos da ULS Cova da Beira, sendo “uma forma de desenvolvimento e de combater a vida sedentária e o isolamento”, disse José Miguel Oliveira, vereador com o Pelouro do Desporto na CMC.
O encontro nacional da “Diabetes em Movimento” faz parte do programa da Covilhã Desportiva que decorre até amanhã, domingo, nas imediações do pavilhão da ANIL, Jardim das Artes e Jardim do Lago.