Departamentos da UBI “reforçam o seu compromisso” com a execução de projeto do PRR

Os departamentos da Universidade da Beira Interior (UBI) “reforçaram o seu compromisso” com a execução do projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World, através da assinatura das novas Declarações de Compromisso, revela a universidade na sua página.

Os documentos estabeleceram os prazos de implementação das atividades a realizar e o cronograma de execução financeira dos dois programas – UBImpulso Adultos e UBImpulso Jovens STEAM – para o biénio 24/25, com um valor total próximo de um milhão de euros.


A assinatura das mais recentes declarações decorreu na Sala do Senado da Reitoria da UBI, no início de maio, e contou com a presença do Reitor da UBI, Mário Raposo, e do Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, João Lanzinha, assim como dos presidentes dos departamentos envolvidos na execução do projeto.

De acordo com o comunicado, os diferentes departamentos “comprometeram-se a desenvolver um conjunto de atividades tendo em vista o cumprimento dos objetivos, destacando-se a realização de novos cursos não conferentes de grau destinados à população adulta, em conjunto com uma rede de entidades parceiras”.

As atividades para o público mais jovem contam com a parceria de escolas da região, que pretendem “captar novos estudantes para os cursos das áreas STEAM oferecidos pela UBI”.

O projeto UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital Word, é realizado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU. Até ao momento, este projeto permitiu um investimento superior a dois milhões de euros, “tendo sido essencial para o reforço dos equipamentos destinados à prática letiva e para a melhoria das infraestruturas da instituição”.

Até 2026, a UBI pretende investir um total de 4,9 milhões de euros através da execução dos dois programas que o compõem, revela ainda a instituição na sua página oficial.