Manteigas: Alunos da escola de hotelaria vencem OPJ com o projeto “Pão com Manteigas”

“Pão com Manteigas” é o nome do projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, criado pela turma 2 CP22 da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas (EPHM).

Para além do “Pão com Manteigas”, foram colocados a sufrágio outros três projetos: “Expositores Digitais de Manteigas”, dos alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Manteigas; “Manteigas Capital da Água – Água para Todos”, do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Manteigas; e “Melhoramento do Circuito de Manutenção – São Sebastião”, do 11.º ano do Agrupamento de Escolas de Manteigas.


O vencedor foi conhecido na última reunião pública do executivo, depois de estudantes terem apresentado os quatro projetos.

Segundo foi explicado pelas alunas Eliane Santos e Cláudia Vaz, da EPHM, o projeto visa criar três tipos de pão: um de noz, um de castanha e um de feijoca, de modo a que “Manteigas e os seus sabores sejam divulgados”.

“Diversificar sabores” é o principal objetivo, que pretende “promover a utilização dos produtos endógenos e potenciar a utilização dos recursos existentes em Manteigas, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio, apresentar um novo produto identitário e diferenciador, de reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia local, criar e divulgar a ficha técnica dos três tipos de pães e ainda dar a conhecer as técnicas de preparação e métodos de confeção”.

Criar uma imagem de marca para dar a conhecer a EPHM e Manteigas e criar e registar uma marca patente em nome do Município de Manteigas são os próximos passos.  

Flávio Massano, presidente da Câmara Municipal, mostrou-se esperançoso de que o projeto “venha para ficar” e “possa estar comercializado nos restaurantes, pastelarias e hotéis”.

Um pão com marca “made in Manteigas”, concluiu o autarca.

O projeto dispõe agora de 10 mil euros para ser desenvolvido, sendo que 679,39 euros serão para a criação da marca/patente; 3.382,50 euros para a criação da imagem; 2.245,11 euros para equipamentos e utensílios; 1299 euros para a confeção de 300 paes de castanha; 948 euros para a criação do pão de feijoca; e ainda 1446 euros para a confeção do pão de noz.