Até ao final do mês, o Serra Shopping é palco de uma iniciativa do Modatex Covilhã “dedicada à moda sustentável”. Trata-se da exposição “Reusar é Circular, Circular é Reusar!”, que apresenta quase duas dezenas de coordenados da última edição do evento Tea & Chesse. O objetivo é “mostrar a importância da reutilização e da circularidade na indústria têxtil”.
A mostra estará em exibição no Piso 1, “numa instalação inusitada que explora o ciclo produtivo dos coordenados de moda, que pressupõem um conjunto de tarefas e profissões associadas a cada fase, antes de culminarem na passerelle”, pode ler-se em nota de imprensa.
Um dos destaques da iniciativa é o flashmob, agendado para esta sexta-feira, pelas 17:00, que contará com a participação de formandos, formadores e colaboradores do Modatex. Durante este desfile, os participantes vão vestir batas que representam os trabalhadores da indústria têxtil e carregam consigo objetos simbólicos associados à produção – tesouras, fitas-métricas, fios, bobines, moldes, entre outros –, ao som de uma composição musical criada pelo maestro Luís Cipriano, que incorpora sons fabris.
Após o flashmob, os objetos transportados serão transformados em instrumentos musicais e utilizados pelo maestro para recriar uma melodia, numa apresentação que decorre no Piso 1, junto à exposição do Modatex.