Município do Fundão promove literacia científica nas escolas

O Município do Fundão integra o programa SHAZAM como território-piloto. O objetivo é “reforçar a capacidade dos jovens para pensar criticamente e avaliar a fiabilidade da informação relativa à ciência”, segundo revela a autarquia em nota de imprensa.

Estão a ser desenvolvidos materiais educativos não formais, utilizando a gamificação para ambientes de aprendizagem presenciais e remotos para alcançar 3000 jovens portugueses e gregos, num projeto com liderança da Aristotle University of Thessaloniki (Grécia).


No dia 19 de março, no Agrupamento de Escolas do Fundão, teve lugar a primeira sessão de discussão com o objetivo de “identificar os padrões de consumo de informação científica e noticiosa entre os jovens da geração Z nos meios digitais”.

O grupo, composto por cerca de vinte alunos, com idades entre 15 e 17 anos, foi desafiado com perguntas sobre as fontes habituais para obter informações científicas, a confiança nessas fontes e como as plataformas de redes sociais online têm impacto nas suas opiniões sobre temas como a ciência, astrologia, teorias da conspiração, medicinas alternativas e alterações climáticas.

O projeto SHAZAM terá duração de 18 meses e os próximos passos serão a criação de ferramentas tecnológicas avançadas e o desenvolvimento e implementação de um Guia Educativo que visa “formar professores e capacitar a geração Z no desenvolvimento de competências de literacia digital e mediática, essenciais para enfrentar um futuro sustentável e próspero baseado no conhecimento”.

O projeto conta com a colaboração com o parceiro MOG Technologies (Maia, Portugal) e restantes parceiros associados, nomeadamente a Awareln e Teatro Metaphora (ambos da Madeira, Portugal), Startup Greece e Poliana – Exploring Art and Culture on Lesvos (ambos da Grécia).