Museu de Lanifícios assinala Dia Internacional dos Museus a 18 de maio

O Museu de Lanifícios celebra, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, com um programa de atividades que visa envolver a comunidade e celebrar a tradição têxtil da região, reconhecendo também o seu potencial para um futuro sustentável.

O tema deste ano, “Museus, Educação e Investigação”, sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística e num olhar para um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo, refere a instituição.


O Museu de Lanifícios vai ter entradas gratuitas, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00, oferecendo a oportunidade de explorar as suas exposições permanentes e temporária. Nesta jornada, os visitantes poderão conhecer a história da indústria têxtil na região, desde as técnicas ancestrais de transformação da lã até à inovação industrial. Para quem desejar aprofundar a experiência, às 11:00 terá lugar uma visita guiada à Real Fábrica de Panos e à Real Fábrica Veiga, os dois núcleos do Museu. A participação na visita guiada é gratuita e por ordem de chegada, não sendo necessária inscrição prévia.

O Museu irá também desenvolver um workshop denominado “Tinturaria Natural: as Cores da Ribeira” em que os participantes terão a oportunidade de aprender a extrair corantes de plantas e de explorar antigas receitas de mestres tintureiros franceses, atualmente em estudo no âmbito do projeto de investigação REVIVE. A recolha das plantas será feita segundo princípios de colheita sustentável, nas margens da ribeira da Goldra.

Marta Leite, doutoranda em Media Artes na Universidade da Beira Interior, com o apoio de Andreia Félix, técnica têxtil do Museu, propõem com esta atividade um exercício exploratório de tinturaria sustentável, que relaciona o conhecimento ancestral com a atual geografia e preocupações ecológicas.

Esta atividade é desenvolvida no âmbito do projeto «Rota da Lã EDUCA», com o financiamento do Turismo de Portugal e apoios da Burel Factory e investigadores do projeto REVIVE. É gratuita, com vagas limitadas mediante inscrição em muslan@ubi.pt.