Onze praias fluviais da Beira Interior com bandeira azul

Nos concelhos da Beira Interior, há onze praias fluviais com bandeira azul, o mesmo número que em 2023, segundo a lista divulgada pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

Na região, o galardão foi atribuído a onze espaços em sete concelhos, sendo que o município mais galardoado é Pampilhosa da Serra, com três praias, nomeadamente, Pessegueiro, Praia da Pampilhosa e Santa Luzia.


Com duas praias, estão os municípios de Seia, com as praias de Loriga e Lapa dos Dinheiros, e Vila de Rei, com a Praia do Bostelim e Fernandaires. 

O concelho da Guarda tem a praia fluvial de Valhelhas; Castelo Branco a praia do Sesmo; Oleiros a praia fluvial do Açude do Pinto; e Mação tem a praia do Carvoeiro.

A nível nacional, são 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito do que em 2023.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

A Bandeira Azul “é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, pode ler-se na página oficial da associação.

Fotografia: Praia Fluvial de Valhelhas