UBI colabora com ERC para identificar desinformação nas Eleições Europeias

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a trabalhar num sistema a aplicar nas próximas Eleições Europeias para identificar ações de desinformação, no âmbito de uma parceria estabelecida com a ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, revela a UBI.

O trabalho envolve cinco investigadores do LabCom – Comunicação e Artes e vai focar a atenção nos conteúdos de plataformas digitais como o Facebook, Instagram ou TikTok, para criar um sistema de alertas para sinalizar e atuar sobre os potenciais casos.


“A parceria estabelecida pela UBI e a ERC, assinada neste mês de maio, aproxima as duas entidades em áreas em que a Universidade tem grande conhecimento. O protocolo prevê a elaboração de estudos em áreas temáticas dedicadas, como jornalismo, desinformação, redes sociais e inteligência artificial, entre outras áreas que têm vindo a ser objeto de trabalho do LabCom. O acompanhamento das redes sociais e a política é uma delas, tendo a unidade de investigação da UBI realizado dois relatórios recentes sobre a presença dos partidos políticos nas plataformas digitais, antes e durante a campanha eleitoral para as Legislativas nacionais de março deste ano”, descreve a UBI.

O protocolo prevê ainda o desenvolvimento de projetos comuns de estudo e investigação nas respetivas áreas de intervenção, bem como outros que se considerem pertinentes e que possam potencializar a ação da ERC e desenvolver a investigação realizada no âmbito do Labcom.