A Universidade da Beira Interior (UBI) está a promover duas novas bolsas – de Integração e de Tutoria –, como parte do projeto UBI Learning HUB II. Os programas têm candidaturas abertas até 14 de junho e visam “promover o acolhimento, a integração e o apoio pedagógico a estudantes recém-chegados à academia”, revela a universidade na sua página.
As Bolsas para a Integração destinam-se a estudantes inscritos em Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento, oferecendo um valor de 650 euros, pagos numa única prestação.
O objetivo principal é “desenvolver atividades que facilitem a integração dos novos estudantes na UBI, como jogos, caminhadas e atividades de team building, que deverão ser aplicadas até ao final do 1.º Semestre do ano letivo 2024/2025”, pode ler-se no comunicado.
As Bolsas para a Tutoria estão também disponíveis a estudantes de Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento, com um valor de 1000 euros, pagos em duas prestações.
Estes bolseiros irão proporcionar apoio pedagógico a estudantes matriculados pela primeira vez na UBI (1.º ano) nas áreas/unidades curriculares em que estes tutores se sintam capazes. As atividades deverão ser desenvolvidas até ao final do ano letivo 2024/2025.
Os estudantes podem candidatar-se cumulativamente às Bolsas de Integração e de Tutoria, através do preenchimento de um formulário online (Integração / Tutoria).
De acordo com o documento divulgado, estas novas bolsas “refletem a estratégia da UBI de criar um ambiente positivo para os novos alunos, contribuindo para uma comunidade académica mais coesa, ao mesmo tempo que propicia níveis elevados de sucesso académico”.
O Projeto UBI Learning HUB II, que teve início este mês, destaca-se “pelo foco na inclusão e no apoio contínuo aos estudantes, garantindo que todos tenham os recursos e suporte necessários para alcançar sucesso academicamente e evitar o abandono do Ensino Superior”, sublinha a instituição.