A Câmara Municipal de Belmonte decidiu hoje, por unanimidade, rescindir o protocolo para a gestão da Piscina Municipal de Caria que vigorava com a Junta de Freguesia.
Em causa um aviso colocado junto da estrutura, sem assinatura, onde se informava que por falta de investimento e manutenção por parte da Câmara Municipal no espaço, este não ia abrir esta época balnear, pedindo desculpa à população.
Na reunião pública da autarquia o presidente da Câmara Municipal, António Dias Rocha, não escondeu a indignação com a situação.
“É inqualificável, é inadmissível e impraticável”, disse, detalhando que tudo estava a ser feito, incluindo obras de manutenção orçadas em cerca de 30 mil euros, para garantir a segurança e manutenção do espaço.
O autarca sublinha que se trata de um espaço municipal e face a esta atitude, “nada obriga a manter o protocolo que vigorava” e será a autarquia a gerir o espaço, garantindo que “estão reunidas as condições para o fazer”.
O autarca sublinha que hoje mesmo, dia 20, será pedida a chave do espaço à Junta de Freguesia, num ofício cujo teor foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo, e onde se sublinha que têm sido feitas obras, tanto na piscina de Belmonte como na de Caria, frisando que a publicação do aviso “demonstra falta de sentido institucional da Junta de Freguesia de Caria”, dando conta que “não estão reunidas as condições de boa-fé para manter o protocolo”.
Carlos Afonso, vereador da CDU, salienta que “esta é uma medida radical que não tomaria”, mas “se é a solução encontrada para abrir o espaço deu o seu voto favorável.
José Mariano, vereador do PSD, lamenta a situação, apontando que se a autarquia “tem condições” deve abrir o espaço.
Na reunião foi explicado que, tanto na Piscina Municipal de Belmonte, como na de Caria, as despesas com manutenção, nadadores salvadores, limpeza e jardinagem, sempre foram da Câmara Municipal.
Paulo Borralhinho, vice-presidente da autarquia, avança que para gerir o bar será convidada a União Desportiva Cariense, associação que faz a sua exploração há vários anos.