Covilhã recebe conferência final do projeto biénio para a ação climática

A cidade da Covilhã recebe, na próxima quarta-feira, dia 12, a conferência final do projeto biénio para a ação climática, promovida pelos geoparks portugueses, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e o Turismo de Portugal.

Com um painel que reúne responsáveis, técnicos e especialistas, a iniciativa tem como objetivo “procurar novas abordagens, estratégias e ferramentas de adaptação e mitigação dos territórios às alterações climáticas, de modo a tornar os geoparks mais resilientes e adaptados a esta realidade”, pode ler-se em nota de imprensa.


A sessão de abertura está marcada para as 09:30, com a presença de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Flávio Massano, presidente do Estrela Geopark, e Susana Grácio, do Turismo de Portugal.

“Alterações Climáticas: Desafios Futuros” é o tema que vai estar em análise com Pedro Matos Soares (Universidade de Lisboa) e António Abreu (Diretor da Divisão das Ciências Ecológicas e da Terra da UNESCO), a partir das 09:45.

Para as 11:00 está marcada uma mesa redonda sobre “Alterações Climáticas e Redes Unesco”, que será moderada por Helena Freitas (Professora da Universidade de Coimbra e Coordenadora Científica do Estrela Geopark) e que conta com a participação e Paulo Oliveira (ICNF), André Espínola (Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dos Açores, RAAC- Açores) e Daniela Rocha (Associação Geoparque Arouca).

A partir das 14:00, com moderação de Emanuel de Castro, coordenador executivo do Estrela Geopark, vão ser apresentados exemplos de boas práticas.

A apresentação das conclusões e a Declaração dos Geoparks para a ação Climática 2025 – 2030 está agendada para as 15:30.

A sessão de encerramento está marcada para as 15:45, com o embaixador José Filipe Moraes Cabral, presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

Organizada pelo Estrela Geopark Mundial da UNESCO, com o apoio do Município da Covilhã, a conferência vai decorrer no Auditório Municipal da Covilhã.