Manteigas promove semana de inovação dedicada à lã a partir de amanhã

Entre amanhã, 29 de junho, e 7 de julho, será uma semana “dedicada à inovação e à reinvenção da lã em Manteigas”, com várias iniciativas associadas, desde residências criativas, conversas temáticas, oficinas de ilustração têxtil coletivas, sessões de cocriação com as comunidades locais, exposições de trabalhos, visitas guiadas a fábricas, concertos e um jantar comunitário na rua principal da vila.

A segunda edição do Lãnd Innovation Week, organizado pelo Município de Manteigas e pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, “atesta o esforço de todo um setor e da comunidade local na valorização deste que é um património único, identitário e com forte potencial criativo”, pode ler-se em nota de imprensa.


O evento é aberto à participação da comunidade, visitantes e turistas.

O Lãnd Innovation Week “pretende ser um laboratório vivo para a aprendizagem conjunta, valorizando as práticas ancestrais, acrescentando novas leituras a todo um sector que urge preservar e desvendando a ciência por trás deste recurso endógeno”.

Este ano, o Lãnd começou mais cedo, em maio e junho, com as residências de cocriação em pleno coreto de São Pedro, “envolvendo de forma ativa a comunidade local” com a designer e thinker de comunidades, Susana António.

Os manteiguenses foram desafiados a bordar pequenos tecidos e roupa em fim de ciclo, transformados em pequenas bandeirolas coloridas e bordadas a lã. Todos os bordados estão a ser transformados em bandeiras festivas que irão enfeitar as ruas da vila durante o evento, “criando, assim, uma enorme instalação comunitária e criativa ao ar livre, num ambiente vibrante e acolhedor nas ruas de Manteigas”.

No programa da semana da inovação em torno da lã, nos fins de semana de 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho há a destacar as visitas comentadas entre os teares seculares da fábrica da Ecolã e Burel Factory. Será possível descobrir a que objetos e ofícios correspondem muitos dos nomes que as bandeiras dos “lãnders” têm bordadas.

As visitas são gratuitas, mas os interessados devem inscrever-se previamente através do e-mail hello@land-week.com.

Dia 6 de julho, às 17:00, Sara Lamúrias estará na Fábrica do Rio, em Manteigas, “para uma Lãnd Talk que nos vai permitir conhecer mais acerca do seu trabalho como designer de moda e da sua colaboração com a Burel Factory”.

No mesmo dia, às 11:00, a designer de comunicação e ilustradora Bárbara R. desenvolve uma Oficina de Ilustração Têxtil Colectiva.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas (hello@land-week.com).

No dia 7 de julho, os residentes criativos deste ano – Álbio Nascimento, Carolina Batalha, Susana Cereja e João Xárafarão – irão apresentar o resultado do seu trabalho de uma semana de imersão na Lãnd Talk – Residências Criativas 2024.

Para Flávio Massano, presidente da Câmara de Manteigas, citado em nota de imprensa, o Lãnd Innovation Week é “um evento que nos orgulha muito e, este ano, queremos torná-lo ainda mais especial envolvendo de forma mais ativa a comunidade na sua organização”

“Acreditamos que a participação de todos é essencial para preservar a identidade e a cultura associada à lã num território com futuro”, conclui.

Para José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM, o Lãnd é “o exemplo perfeito do espírito da Rede de Aldeias de Montanha: celebrar com criatividade e inovação a cultura e o talento de todo este território”.

“É a união de todos que torna as nossas aldeias de montanha tão únicas e vibrantes”.

O Lãnd Innovation Week é um evento anual que integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha. O projeto enquadra-se nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentável, ODS 13 – Ação Climática e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.