Miguel Barroso é o novo líder da JSD

Miguel Barroso foi eleito no sábado, durante o VII Congresso Distrital, presidente da Juventude Social Democrata. Pedro Bento foi eleito presidente da Mesa do Congresso.

Na moção “É para Avançar!”, cujas linhas apresentou na intervenção após tomar posse, o foco está Coesão Territorial, descreve a nota de imprensa.


“A Coesão Territorial tem mesmo que ser um compromisso de Regime. O desenvolvimento do nosso país depende da capacidade de integrar e valorizar as diferentes regiões”, diz Miguel Barroso, citado no documento.

Para o líder da JSD na região “não é possível criar territórios desenvolvidos e fixar pessoas sem uma economia a crescer e a criar empregos”, frisando que a JSD está “determinada” em travar e reverter a o ciclo de perda de jovens para o litoral e para o estrangeiro.

A criação de “Clusters Regionais, ligados ao setor agroalimentar, à floresta e à indústria têxtil; de programas de reconversão profissional, em parceria com instituições de ensino superior, orientados para as necessidades locais e de apoios à inovação e à digitalização do comércio, que permitam às empresas da região aceder e competir num mercado global”, são algumas das propostas.

O investimento em redes rodoviárias e ferroviárias, que permitam ao distrito tirar partido da “geografia estratégia no eixo Lisboa-Madrid”; o reforço das redes de telemedicina e telemonitorização, bem como a implementação privilegiada de projetos piloto USF modelo C no Interior, são outras das medidas.

A agricultura, com o reforço da rede de regadio, a valorização e preservação dos recursos florestais e o Ensino Superior, com o reforço do número de camas para estudantes, são outros eixos estratégicos para a região.

No congresso os delegados distinguiram João Diogo, presidente cessante da JSD Distrital de Castelo Branco, com o título de Presidente Honorário Distrital; Daniel Luís e Duarte Matias como Militantes Honorários Distritais. A homenagem assinala a “excecional notabilização no exercício das funções de liderança, bem como o serviço prestado aos jovens do distrito”.