“O Templo Romano de Orjais” em análise por Pedro C. Carvalho no Museu da Covilhã

O Museu da Covilhã recebe no próximo dia 27, pelas 18:00, o professor e investigador Pedro C. Carvalho, numa tertúlia intitulada “O Templo Romano de Orjais”.

A iniciativa, inserida no âmbito das tertúlias “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”, desenvolve-se como uma conversa informal que pretende “ser um momento de partilha com a comunidade acerca do território da Covilhã há dois mil anos atrás”, pode ler-se em nota de imprensa.


Em Orjais, situados na encosta da Serra da Estrela e sobranceiro à várzea do Zêzere, “encontram-se vestígios de um povoado fortificado, que poderá estar relacionado com a suposta ocupação proto-histórica do cabeço, bem como de um templo romano, localizado abaixo, a cerca de 100 m de distância”. Pedro Carvalho, estudioso e investigador das ruínas do Templo Romano de Orjais, indica que esta infraestrutura “terá sido construído, provavelmente, nos finais do séc. I d.C.”.

“O local do templo romano até poderá corresponder a um anterior espaço de culto ao ar livre, situado no exterior do referido povoado, tendo este espaço sagrado sido apropriado em época romana, mantendo funções idênticas. A escolha deste lugar para a construção do templo estará provavelmente associada à sacralidade ancestral do espaço”, revela ainda o documento enviado à RCC.

Pedro C. Carvalho é professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é diretor do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (FLUC).

Recordar que o Museu da Covilhã foi galardoado como Museu do Ano APOM 2022 e nomeado para os European Museum of The Year Awards – EMYA 2024.