Portugal Templário: Castelo Novo recua no tempo no sábado

Castelo Novo será o cenário para o último encontro de história ao vivo, no âmbito do projeto Portugal Templário, no próximo sábado, dia 27.

A decorrer em paralelo com o Festival de Música Antiga, este evento promete “uma imersão única na rica herança dos Templários em Portugal”, revela a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, em nota de imprensa.


A iniciativa insere-se no projeto de cooperação entre Grupos de Ação Local que têm nos seus territórios legado histórico e patrimonial associado à Ordem do Templo.  

De acordo com Hugo Gomes, coordenador da RUDE, citado no documento, “Portugal possui um significativo património relacionado com os Templários que, apesar de suscitar grande interesse e curiosidade geral, ainda não tem associados recursos turísticos suficientemente desenvolvidos e promovidos, sendo também necessário agregar e estruturar a oferta existente no país. Propomos a criação de uma rede nacional de parceiros dedicada ao desenvolvimento e promoção de produtos e experiências turísticas centradas na temática Templária, que promova os territórios com este legado histórico como é o caso de Castelo Novo e da Gardunha.”

A organização do evento está a cargo da RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, em associação com o Município do Fundão e a Freguesia de Castelo Novo.

O projeto Portugal Templário visa valorizar estes territórios através de uma rota temática que une eventos e ofertas turísticas relacionadas ao legado social, patrimonial e cultural da Ordem do Templo e outras cavalarias medievais em Portugal.

O programa tem início às 10:00, com a abertura do acampamento militar e civil. Às 11:00 decorre a iniciativa – “Conversas Templárias” – A Ordem do Templo e a formação de Portugal.

Às 16:30 tem lugar uma demonstração de esgrima histórica (Arco e besta; Artes e Ofícios). Às 18:00 decorre a visita guiada encenada a Castelo Novo, seguindo-se, às 20:00 o “Banquete Templário”.

O concerto “Música sacra francesa – François Couperin e Michel-Richard Delalande” no âmbito da programação do Festival de Música Antiga de Castelo Novo, está marcado para as 22:00