“Uma procura muito grande”: Onze médicos concorreram para a ULS Cova da Beira

Onze médicos de saúde familiar apresentaram-se ao concurso lançado pela Unidade Local de Saúde (ULS) Cova da Beira, anunciou Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, na última reunião publica do executivo.

“Uma procura muito grande”, disse o autarca, sublinhando que, “nos últimos 15 anos, nunca houve tantos médios a concorrer a um concurso desta natureza”.


Para Paulo Fernandes, este aumento “pode significar várias coisas”, nomeadamente a preferência dos jovens médicos relativamente à localização, “que, anteriormente, estava mais ligada às áreas metropolitas. Agora, equacionam outras opções de vida”.  

“Antes, ia tudo para o litoral, no Interior temos muitas dificuldades. Estamos longe de estar bem, mas não deixa de poder haver alguma alteração nos movimentos de procura, uma vez que os profissionais de saúde procuram mais o Interior do país, onde o custo de vida é menos elevado e possibilidade de maior progressão de carreira”, disse.

Esta mudança de paradigma pode ter a ver com a “grande pressão na saúde e no preço da habitação”, segundo Paulo Fernandes.

A reunião da autarquia teve lugar na passada segunda-feira, dia 12.