Centro Interpretativo do Brulhão em Vales do Rio é inaugurado dia 15

O Centro Interpretativo do Brulhão em Vales do Rio, no concelho da Covilhã, vai se inaugurado dia 15 de setembro, pelas 18:00, na Rua do Campo das Festas, junto ao Pavilhão Polidesportivo.

Este espaço pretende divulgar o Brulhão, uma especialidade típica da Beira Interior, contribuindo para aumentar o número de visitas à aldeia.


O presidente da Junta de Freguesia, Rui Amaro, acredita que “a gastronomia traz muita gente à aldeia, sem estes produtos as pessoas não vêm e por isso vamos apostar na parte gastronómica. Vamos mostrar como se fazia, e como se faz, e haverá ainda zonas para degustação”.

O evento começa com uma receção aos convidados, às 18:00 e com uma atuação dos “Amigos dos Bombos”, às 18:15. Por volta das 18:30, será realizada uma Benção pelo pároco da freguesia, seguido da cerimónia de inauguração. Às 19:30 atua o Rancho Folclórico de Vales do Rio e às 20:00 começa o jantar de degustação do Brulhão. A noite termina com a atuação da fadista Celina Ramos, a partir às 21:30.

A inauguração vai contar com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, do Presidente da União de Freguesias de Peso e Vales do Rio, Rui Amaro e do Presidente da ADERES, José Armando Serra dos Reis.

Recorde que o centro, resultado da requalificação total do antigo edifício da Escola de Vales do Rio, representa um investimento de cerca de 283.475 euros, com uma comparticipação comunitária de 159.852 euros, 103 mil da Câmara Municipal da Covilhã e 20 mil da Junta de Freguesia.