A Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes (FIADA) arranca na próxima quinta-feira, prolonga-se até domingo e decorre entre a Biblioteca Municipal e o Jardim das Artes, na Covilhã.
O evento conta com exposições e instalações, oficinas e tertúlias e atuações musicais. Segundo nota de imprensa, o Município da Covilhã confirma, ainda, a “a presença de 40 artesãos oriundos de norte a sul do país” que vão ter a oportunidade de mostrar os seus trabalhos “em áreas tão diversas como o têxtil, a cerâmica tradicional e contemporânea, a madeira, a serralharia artística, a joalharia e as artes de trabalhar a pedra, o couro e o vidro”.
Recorde que Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã, mencionou, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que o conceito da FIADA pretende “cruzar artes e design, artesanato e design e mostra com criação”.
O primeiro dia da FIADA começa na Biblioteca Municipal da Covilhã, às 16:00, com a exposição “Pegada Transumante” e com a inauguração da instalação artística “Equilíbrio da Vida”.
O recinto da FIADA abre às 17:00, com as apresentações da instalação artística do “Projeto Matérias”, da exposição “O Fio do Barro”, do “Espaço Covilhã, Cidade do Design” e com o espetáculo etnográfico “Canto(s) da Terra”.
O programa da FIADA conta, ainda, com espaços para os mais pequenos, com oficinas de artes têxteis e com a atribuição do Prémio FIADA’2024, nas categorias “Peça de Artesanato | Inovação pelo Design” e “Peça de Artesanato”.
As tardes vão ser animadas pelo “Grupo Tradições da Beira”, pelos “Bombos do Grupo de Danças e Cantares do Paul”, pelo “Grupo de Bombos Toca a Bombar” e pelo “Grupo de Bombos São Sebastião do Barco”.
Já as noites do certame vão contar com as atuações de artistas como Manta d’Ourelos, João Gonçalves, Buba Espinho e Diana Lima.
A entrada é gratuita e vão existir diversos stands de gastronomia.
Pode consultar o programa completo AQUI.