ASTA com espetáculos em Portugal e na Geórgia durante o mês de setembro

A companhia covilhanense ASTA, Associação de Teatro e Outras Artes, tem previstos para este mês de setembro diversos espetáculos a nível nacional e internacional.

No final do mês, dia 25, a ASTA viaja até à Geórgia para apresentar o seu espetáculo mais internacional – PARADJANOV – A Celebração da Vida.


A apresentação realiza-se no âmbito de um festival internacional de teatro inserido nas celebrações dos 100 anos do nascimento de Paradjanov.

A ASTA é convidada de honra deste festival, onde representa Portugal, “cabendo-lhe as honras de apresentar o espetáculo no dia da inauguração do certame”, frisa a nota. O certame decorre de 25 a 29 de setembro, com a apresentação de 17 espetáculos de 12 países (Portugal, Alemanha, Bielorrússia, Espanha, Estónia, Geórgia, Israel, Lituânia, Macedónia, Roménia, Turquia e Ucrânia.

No espetáculo, estreado em 2018, o ator covilhanense, Sérgio Novo, dá vida ao genial cineasta arménio Serguei Paradjanov, nascido na Geórgia, mas que se considerava arménio, país que escolheu para viver e criar a sua vasta obra artística.

A nível nacional, a 6 de setembro, a ASTA apresenta o espetáculo “ad murmuratio” em Santa Maria da Feira, no âmbito do 2º Encontro de Artes Performativas, organizado pelo BCN – Ballet Contemporâneo do Norte.

Este espetáculo já foi apresentado a nível nacional e internacional e que foi distinguido com o “Prémio Mais Imaginários” para melhor espetáculo.

A 18 setembro, SPECTRUM, uma performance coreográfica multimédia dirigida e criada por Rui Pires, continua a sua digressão com a apresentação no Teatro Municipal de Bragança.

A 14 de setembro tem início o contraDança – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, que se estende até dia 14 de novembro. A 15ª edição do festival decorre nas cidades da Guarda, Gouveia, Fornos de Algodres e Covilhã.