Lua Afonso, natural da Covilhã, faz parte dos 30 selecionados a “Astronautas por um Dia”, concurso organizado pela Agência Espacial Portuguesa.
Os 30 “astronautas” vão ter a oportunidade de, no dia 29 de setembro, participar num voo parabólico e de ser embaixadores da iniciativa, junto das suas comunidades territoriais, durante o ano letivo 2024/2025. Lua Afonso vai ser embaixadora de toda o interior raiano, uma vez que Bragança, Guarda e Portalegre não têm representante.
Este concurso pretende “divulgar e promover o Espaço junto dos mais jovens, proporcionando uma ligação com este sector através da realização de voos parabólicos que simulam um ambiente de microgravidade”.
A 3ª edição de “Astronautas por um Dia” contou com 631 candidatos dos quais, após vários meses e quatro provas de seleção (vídeo, memória, velocidade e raciocínio espacial, aptidão física e entrevista), saíram apurados os 30 “astronautas por um dia” (16 rapazes e 14 raparigas).
Esta é uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, organizada em cooperação com a Força Aérea Portuguesa, a Ciência Viva, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH) e a Missão Continente.