Ciclo de Autores da Covilhã: espetáculo sobre Maria Mello Giraldes na Biblioteca Municipal

Um espetáculo sobre a autora covilhanense Maria Mello Giraldes dá início a um ciclo dedicado a autores covilhanenses, promovido pela Município, através da Biblioteca Municipal, que incidirá também sobre António Alçada Baptista, Ernesto Melo e Castro e José Marmelo e Silva.

A estreia do espetáculo tem lugar no dia 29 de setembro, domingo. Trata-se de uma dramaturgia inspirada na obra da escritora covilhanense e que resulta de um projeto de investigação que teve como ponto de partida o trabalho desta autora, que estudou na Covilhã até aos 15 anos e se dedicou à escrita de poemas e contos, detalha o município em nota de imprensa.


O trabalho contou com a coordenação da Associação Cultural “UM COLETIVO”, em colaboração com Silly Season e Teatro Estúdio Fontenova.  Contou com a realização de uma residência dramatúrgica/literária, nas escolas do secundário da Covilhã; o lançamento de uma antologia da obra da autora, que ocorreu em julho, e a criação do espetáculo artístico, “Memória da Matéria: A Passagem”, agora apresentado.

A estreia está marcada para as 18:30, de dia 29, na Biblioteca Municipal, seguindo-se, no dia 30 de setembro, duas sessões dedicadas à comunidade educativa.

A estreia literária de Maria Mello Giraldes ocorreu em 1978, quando foram publicados alguns poemas na revista Loreto. Em 1983, foi publicado o livro de poesia “5 espaços”, pela &etc, e, em 1988, a obra “Seis momentos”, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.