Covilhã: Festival da Cherovia espera atrair 50 mil visitantes em 4 dias

A 17.ª edição do Festival da Cherovia vai decorrer no Centro Histórico da Covilhã entre 19 e 22 de setembro. A organização espera cerca de 50 mil visitantes, movidos pela “raiz mais famosa de Portugal”.

A Banda da Covilhã, Desertuna e Covilhã eventos, organizam o certame com a colaboração da Câmara Municipal da Covilhã, AAUBI, Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno e Associação Cultural Cisma.


“Um projeto rico e desafiador, com partilha de novas experiências, ao nível da gastronomia, arte e património”, sublinhou José Eduardo Cavaco, presidente da Banda da Covilhã, na Conferência de Imprensa de apresentação do certame, prometendo para a edição deste ano um crescimento em todas as áreas.

“Este ano vamos ter mais ruas, mais coletividades, mais stands, mais artesanato, mais palcos, mais artistas, mais restaurantes na rota gastronómica e mais receitas novas. Podíamos intitular como «festival mais», porque temos tido uma procura muito grande”, disse.

O responsável salienta que este é um certame que envolve as várias comunidades e “só assim é que ele faz sentido para continuar a trilhar um caminho de sucesso”.

No encontro com os jornalistas o responsável detalha que o festival é alargado a mais uma rua do centro histórico, a rua Batista Leitão, que será dinamizada pela Associação Cultural Cisma, junto com a zona do antigo castelo.

No festival, entre stands e animações estão envolvidas 14 associações (eram 5), conta com 60 stands e seis palcos para espetáculos, alguns deles mais intimistas.

Ao longo dos 4 dias haverá animação constante, com um total de 538 artistas, com espetáculos que vão da música popular, passando por tunas académicas, bandas filarmónicas, bombos e um tributo aos ABBA, espetáculo principal no sábado à noite.

A rota gastronómica da cherovia envolve 30 restaurantes que até dia 22 têm cherovia nos seus menus.

Quanto a novidades gastronómicas, depois do bolo “Covilhoco” no ano passado, este ano apresenta-se o São Tiago de Cherovia, inspirado no tradicional D. Rodrigo.

A organização, tal como no ano anterior, vai colocar ao serviço dos visitantes um autocarro desde o Complexo Desportivo até à Praça da Município, contando com a colaboração da Filarmónica Recreativa Cortense. As viagens irão decorrer em continuo, com início às 20:00 e términus às 01:00.

Uma iniciativa que já se revelou um sucesso em 2023, uma vez que só no sábado cerca de 800 pessoas optaram por esta via.

O evento conta com um orçamento de cerca de 30 mil euros, concluiu José Eduardo Cavaco.

Na organização estão duas instituições ligadas à academia, a Desertuna e a Associação Académica da UBI” e ambas sublinham que é importante que o evento faça a ponte com a comunidade ubiana, apresentando desta forma a cidade e as suas tradições aos novos alunos.

Referir que a primeira noite é dedica a este público, contando, entre outros, com atuação de Tunas Académicas.

Na conferencia de imprensa, João Ferreira, da Cisma, destaca que a cargo desta associação estarão momentos de cinema, música jogos colaborativos e outras propostas inovadoras no certame.

Já a Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno, como promotora da cherovia teria que colaborar com este evento que a promove de forma única, disse Irene Barata.

Por parte da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro dos eventos, sublinha que a organização deste festival é um exemplo, no que respeita à colaboração entre instituições.

“É claramente um exemplo de colaboração entre todas estas entidades, que com o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal, conseguem organizar, estou certo, um grande festival, tanto do posto de vista gastronómico, cultural, associativo e do divertimento”, disse.

José Miguel Oliveira salienta que esta é também uma forma de promover as tradições do concelho e este “é o caminho que o município quer trilhar”, quer com este festival, quer com outros que se realizam na cidade nas freguesias.

Eduardo Cavaco não tem dúvidas que estão reunidos os ingredientes para que a receita preparada para o Festival da Cherovia 2024 seja um sucesso.

A abertura oficial do festival está marcada para as 20:45 de quinta-feira, dia 19. Nesse dia o festival funciona entre as 19:00 e as 00:00. Na sexta-feira, dia 20, entre as 18:30 e as 00:00, no sábado entre as 15:00 e as 00:00 e no domingo entre as 09:00 (caminhada) e as 19:00.

Programa completo AQUI