Covilhã: Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável em elaboração

A Câmara Municipal da Covilhã tem em elaboração o Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável com o objetivo de “alterar o paradigma da mobilidade na cidade”.

Trata-se de ir ao encontro dos objetivos traçados no “Pacto dos Autarcas”, que assume com a União Europeia o compromisso de reduzir, até 2030, 55% as emissões de gazes com efeitos de estufa.


Em termos gerais o plano tem como objetivos conseguir uma cidade caminhável e ciclável e com redução dos impactos do automóvel, e dos pesados, em que os modos suaves de mobilidade têm um papel fundamental, frisa Isabel Matias, chefe de Divisão de Planeamento na Câmara Municipal da Covilhã.

A promoção dos transportes públicos em detrimento do automóvel particular, a otimização do sistema viário, promovendo a partilha do espaço público com segurança é outro dos objetivos.

“Racionalizar gradualmente o número de veículos particulares em determinadas zonas da cidade, equilibrar as ações de logísticas urbana, nomeadamente operação de cargas e descargas e reduzir o impacto de pesados em determinadas zonas da cidade e, tal como já está em curso, a integração de diferentes modos de transporte”, disse.

O plano está a ser desenvolvido em várias fazes, estando agora a iniciar-se a definição de estratégia de intervenção do Município para os próximos anos, frisou a responsável.

“Será definido um programa de ação, com medidas concretas, com prazos e com fontes de financiamento”, disse.

Isabel Matias realça que o envolvimento do público neste plano “será fundamental”, vincando que é necessário que exista “uma mudança de comportamento da população que necessita de ser incentivada”, estando previstas campanhas de sensibilização.

O Plano, quando concluído, passará por uma fase de discussão pública e serão promovidos projetos piloto com o envolvimento da comunidade.