Covilhã: Utilização dos transportes sobe 38%. App com 4.500 descargas nas últimas semanas

Nos primeiros seis meses de 2024 os transportes públicos na Covilhã tiveram um aumento de utilização, quando comparados com o mesmo período de 2023, avançou o CEO da Transdev, Sérgio Soares.

Segundo o responsável pela empresa, a utilização do transporte aumentou 38% no geral e em específico na nova linha da UBI aumentou 58%.


Já a linha Serra Shuttle, com ligação às Penhas da Saúde e à Torre, transporta cerca de 1200 pessoas mensais.

A descarga da aplicação associada ao sistema teve 4.500 descargas nas últimas semanas.

Os números foram avançados na conferência sobre mobilidade organizada pelo Município da Covilhã, na segunda-feira, dia 16.

Recordar que a Transdev é a operadora responsável pelo sistema de mobilidade na Covilhã, que inclui autocarros (25 em 16 linhas), bicicletas elétricas (300), trotinetes (200), elevador (1), funiculares (3), parques de estacionamento subterrâneo (4) e lugares de estacionamento tarifados à superfície (450).

Sérgio Soares sublinha que a Covilhã “não podia ser mais difícil do ponto de vista da mobilidade”, mas “um sistema complexo”, com “um conjunto de infraestruturas únicas, num território único” levaram a “sistema inovador, tornando a Covilhã como um exemplo do que deve ser a mobilidade urbana”, sustentou.

“Um sistema que é dos melhores do país” e que deve ser “motivo de orgulho para o Município”, apontou

Sérgio Soares realça ainda que a Covilhã, com uma antecipação em cerca de seis meses, foi a primeira cidade onde é possível, através da Google, seguir o autocarro em tempo real.

“As boas ideias e executas produzem bons resultados e na Covilhã há bons resultados”, concluiu.

O sistema de mobilidade da Covilhã tem como objetivo chegar mais rápido, mais longo com menor esforço e de forma mais barata, recordou Hélio Fazendeiro, chefe de gabinete de Vítor Pereira, sublinhando que tal está a acontecer, incluindo a aplicação que permite ter na “palma da mão” toda a informação necessária para a sua utilização.

Hélio Fazendeiro falava na conferência sobre “Mobilidade em Espaço Urbano Partilhado” que terminou com passeio pela cidade, com os participantes a utilizarem trotinetes, bicicletas, elevadores e autocarro.

Inserido nestas celebrações da Semana Europeia da Mobilidade, em que na Covilhã há descontos nos autocarros, trotinetas e bicicletas elétricas, a autarquia promove no domingo, dia 22, Dia Europeu sem Carros, a iniciativa “Jardim de Duas Rodas”, no Jardim das Artes onde será possível experimentar a utilização destes meios de transporte suave.

A iniciativa decorre a partir das 10:00 e encerra as celebrações da Semana Europeia da Mobilidade.